sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

NTE/14ª CRE participa de Curso de Formação Pedagógica em Tecnologia

A Secretaria de Estado da Educação realiza de terça a quinta-feira (2 a 4), o último encontro pedagógico de tecnologia de 2014. A formação ocorre nos turnos da manhã e da tarde no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fenando Ferrari, em Porto Alegre (CAFF/POA). Participam cerca de 100 representantes de Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que fez a abertura do evento, falou sobre a importância das novas tecnologias de comunicação para o ensino, e destacou o Projeto Educomunicação: Radioescola de Santa Maria, como referência para o Estado. “Colocar as novas tecnologias como ferramenta pedagógica de uso continuado é nosso grande desafio com o projeto Educomunicação. Tudo é preciso ter um início, e Santa Maria foi nosso começo, foi nosso projeto piloto. A partir desta iniciativa, espraiamos o projeto para o Estado elevando o nível e garantindo cada vez mais a participação de alunos e professores”, explicou Azevedo.
Por fim, o chefe da Pasta da Educação ressaltou o papel dos NTEs, que, segundo ele, foi ressignificado nesta gestão. “Com os trabalhos deste núcleo, conseguimos formar mais protagonistas, seres ativos em seu tempo, que caminham ao lado da tecnologia. Este trabalho foi fundamental para nossa gestão, que tem em um de seus eixos a modernização tecnológica”, completou.
A coordenadora do Projeto Província de São Pedro, Malu Pinto, destacou o objetivo da atividade e a expectativa dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia educacional. “É o encontro final desta gestão em que está sendo feito o feedback do que foi feito até o momento. Aponta a continuidade através da constituição de um Grupo de Trabalho, o GT 6 de transição, composto por 10 professores que representam os NTEs no Estado. Nesse encontro trazemos duas novas diretrizes: A Educomunicação, que já existe e, a robótica, que ainda é incipiente”, disse.
“O que pretendemos e desejamos é a união de todos para dar continuidade ao que foi desenvolvido até agora. Foi o que fizemos nessa gestão, na tecnologia educacional, integramos o que existia ao Projeto Província de São Pedro e demos prosseguimento”, explicou Malu.
A Seduc já investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição dos netbooks, instalação de infraestrutura nas escolas e na formação dos professores, através de oficinas, cursos presenciais e à distância, bem como nas próprias escolas. A estimativa é de que o final desta gestão, o projeto vá até 35 municípios, beneficiando 105 escolas estaduais com a distribuição dos computadores.
O curso tem prosseguimento nesta quarta-feira (03) com oficina de Prezzi, na parte da manhã e a tarde, palestra sobre Tecnologias Digitais. Na quinta-feira (04), último dia, haverá apresentação de relatos de experiência, no turno da manhã e a tarde, oficinas de robótica.

 


 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário